Hoje vou falar das artes marciais, que são representantes de um tipo de cultura densa, a qual se apresenta nas formas de esporte, cultura, música e resistência, entre outras.
Muito se fala de Bruce Lee, Chuck Norris, Jackie Chan, ninjas e de outros personagens famosos pelas suas demonstrações e filosofias nas artes marciais, mas pouco falamos de Pastinha de Bimba e de Helio Gracie.
Para quem não conhece, os Mestres Bimba e Pastinha, são os fundadores das Capoeiras Regional e Angola respectivamente.
A primeira, de golpes fortes e rápidos, contundentes, e a segunda de um modo mais calmo, rasteiro, mas não menos eficiente. Este dois mestres foram essenciais para a Arte da Capoeira como a conhecemos hoje. Eles resgataram, implementaram e resistiram, para que pudéssemos possuir esse Bem Cultural Brasileiro que é a Capoeira.
Já o Mestre Hélio Gracie é responsável pelo nosso Brazilian Jiujitsu, o Jiujitsu Brasileiro. Esta arte marcial, que pode ser considerada como o Judô Brasileiro, revolucionou as artes marciais nessa transição do século XX para o século XXI. Demonstrando que um lutador de tamanho mediano poderia vencer os maiores campeões de diversas outras modalidades, o Jiujitsu provou que era a melhor arte e reescreveu a história das artes marciais.
Ficam aqui registrados então, alguns dos grandes nomes do nosso esporte, ainda mais que foram mestres de estilos criados e ou desenvolvidos em nosso solo, em nossa pátria, e são mais um motivo de orgulho cultural brasileiro.
Viva a nossa Cultura!!!!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário